Sobre o blog

Para a Construção de um Diálogo Absurdo nos Trópicos é um blog construído em ocasião do período de residência artística na cidade do Rio de Janeiro. O presente projeto buscou estabelecer um diálogo com o grupo de artistas (que frequentaram a oficina) e residentes locais sobre a ‘realidade atual do país’.

Durante o período de seis meses, anterior a minha viagem ao Rio de Janeiro, coletei e traduzi notícias na mídia impressa holandesa com o enfoque na cidade do Rio de Janeiro. Estas notícias foram editadas neste blog com o título de Global Insight e apresentadas ao grupo de trabalho da oficina para um debate aberto estabelecendo assim um diálogo entre a imagem e a realidade local.

No decorrer desses encontros foram sugeridas uma série de bibliografias para a construção de um texto-diálogo realizado em coletivo a fim de explorar estas questões que transbordam a noção exótica sobre os trópicos e o caráter brasileiro. Por fim a bibliografia em processo de construção acabou desencadeando um desdobramento para a futura construção de uma Biblioteca dos Trópicos. Todas as referências arquivadas poderão ser consultadas neste blog. Durante o período da oficina também foi realizado o evento de uma Caminhada na Floresta da Tijuca. Por último gostaria de mencionar ainda que as postagens intituladas Nos Trópicos são uma espécie de diário de anotações fotográficas durante o período de minha vivência no Rio de Janeiro (9/2012 – 12/2012).

Menciono ainda que este projeto foi possível de ser realizado a partir da convocatória AULA residências e oficinas realizado pelo CAPACETE entretenimentos através de edital público da Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre a autora do projeto: Daniele Marx (1975, n. Porto Alegre, Brasil) é artista visual e arquiteta e atualmente vive e trabalha entre Porto Alegre, Brasil e Amsterdã, Holanda. Mestre em Artes Visuais (Autonome Beeldende Kunst) pela Avans University of Applied Sciences AKV St Joost, Holanda 2010. Graduação em Artes Visuais pela UFRGS (2004)e Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (1999). Frequentou o grupo de orientação em arte com Maria Helena Bernardes (2000-2002, Porto Alegre) e colabora com o projeto de extensão da UFRGS Formas de Pensar a Escultura – Perdidos no Espaço. Em 2003 inicia o Projeto Meio em coautoria com o artista Marcos Sari. Entre suas recentes exposições coletivas destaca: Diálogos Abertos, Perdidos no Espaço | Formas de Pensar Escultura. Porto Alegre, BR; Ex-estudantes Mestrado em Artes, AKV|St Joost, Breda, NL (2011); É crédito ou débito? Semana de Arte SESC, São Paulo, BR; Masters AKV|St Joost, Museu Breda, Breda, NL; Kunstvlaai/Art Pie, Amsterdã, NL; Festival Version10 Territories, Chicago, EUA (2010). Desde 2004 realiza uma serie de projetos e residências em artes, dentre a mais recente destaca Capacete, Rio de Janeiro, 2012 (Residencia + Aula) . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em escultura, atuando principalmente nos seguintes temas: arte/vida, atividade intangível, trabalhos vivos, imaterial e tática. Esta prática é apresentada a partir de mídias variadas.

Contato:

email: info@danielemarx.com

site: www.danielemarx.com